22 outubro 2007

Rússia em destaque #1

.
Serão apresentados a partir de 26 de Out., cerca de 600 peças pertençentes ao Museu Hermitage, numa exposição que abrange dois séculos de arte e cultura russas. «Nunca houve no estrangeiro uma exposição tão grande do Hermitage», afirmou o comissário científico da exposição, Fernando António Baptista Pereira.
.
'Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II' é o título da mostra que ficará na galeria D. Luís I do Palácio Nacional da Ajuda até 17 de Fevereiro.
A entrada custará 6€, mas no primeiro dia (sexta-dia, 26) estará aberta ao público das 21h às 24h gratuitamente.
.
Esta constitui a primeira de três exposições do Hermitage, que irão decorrer em Portugal até 2009 e que serão «um teste» à abertura de um pólo permanente do museu russo em Lisboa em 2010, disse à Lusa a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima. A realização destas exposições, em 2007, 2008 e 2009, está prevista num protocolo assinado entre o Instituto dos Museus e Conservação (IMC) e o Museu Hermitage, antes da instalação de um pólo permanente desse museu, prevista para 2010.
.
Entretanto, de Londres vem a notícia do encerramento da sua filial Hermitage... Motivo: problemas de financiamento e ao aumento dos custos da realização de exposições, noticiou hoje o diário russo Kommersant. Citando a agência Bloomberg, o jornal escreve que a filial londrina do Hermitage vai ser encerrada por «razões financeiras provocadas pelo aumento crescente do preço da realização das exposições».... (!)
.
É preocupante... se uma cidade como Londres (UK), com a vida e o turismo cultural que se lhe conhece, não consegue suportar estes encargos financeiros, será que Lisboa (Portugal) o vai conseguir? Pergunto: será que o mecenato continuará a injectar capital depois deste polo cultural passar a museu e deixar de constituir novidade? Tomara que sim.

Sem comentários: