22 outubro 2007

exposição sobre os descobrimentos em Bruxelas

Muito do património artístico e cultural de Portugal anda em "tournee" por este mundo fora. Assim, a exposição «Encompassing the Globe» sobre os Descobrimentos Portugueses, que foi apresentada durante o Verão em Washington, abre ao público na sexta-feira 26 de Out. em Bruxelas, no âmbito do festival Europalia.
.
A exposição sobre os Descobrimentos, que tem por subtítulo «Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII», chega ao Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar) e pretende mostrar o impacto cultural de Portugal no mundo.
.
O facto de Portugal presidir este semestre à União Europeia (UE), leva-nos a ter uma participação especial no festival cultural belga Europalia.europa, que decorrerá até Fevereiro de 2008 e celebra os 50 anos da construção europeia. Recordo aqui a exposição com igual temática e maior acervo, que já está patente em Berlim.

2 comentários:

Bruno Duarte Eiras disse...

Acho bem que a nossa história, cultura e património seja dado a conhecer por esse mundo fora. Agora só espero que não se perca nada pelo caminho... Já tivemos um perda irreparável no nosso património!
Aproveito também para lembrar que dinheiro nenhum é capaz de repor a perda do património de um país. Que tenha servido de lição.
Bjs

Ana Arnold Guerreiro disse...

Concordo e partilho da mesma preocupação. Também vamos passar a ter uma "filial" do Hermitage (é o post que estou a fazer agora) e vai ser uma enorme responsabilidade.
Bjs