19 outubro 2007

censura sobre os blogs


Apesar do tema desta notícia não estar directamente relacionado com as artes (que é o ponto focal deste blog), tem a ver com a plataforma de suporte tecnológico em que este assenta bem como nos valores de liberdade, difusão e partilha de informação, por isso achei por bem publicá-la aqui.
.
«De acordo com o relatório anual da associação Repórteres Sem Fronteiras (RSF), sobre liberdade de expressão em alguns países, os blogues também já são censurados. Para a realização do relatório, que apresenta uma lista dos 169 países onde há menos liberdade de expressão, foram inquiridos jornalistas, investigadores, juristas e associações de direitos humanos provenientes de todo o mundo.
.
Na tabela, liderada pela Islândia, Noruega e Estónia, a maioria dos países europeus passaram o teste, com excepção da Rússia que ocupa o 144º lugar. Portugal ocupa a 10ª posição, juntamente com a Dinamarca e Irlanda.»
Confirmem o ranking na página dos Repórteres Sem Fronteiras.
.
Êna!!! E esta heim? Estamos à cabeça de algo de bom! Sim, porque isto de ser quase sempre a "cauda da Europa", deprime a valer! Até porque, geograficamente nos assemelhamos mais a um rosto que a um... traseiro ;-)
Há que fazer por manter as aparências... noblesse oblige!

Sem comentários: