31 agosto 2007

olissipo, lisboa, lisbela

Lisboa Panoramas, é este o título do livro onde Nuno Cardal e Pedro Dias reúnem mais de 50 belíssimas fotografias panorâmicas de Lisboa. Editado pela Quimera.
.
Segundo Sarah Adamopoulos, que assina o prefácio "Lisboa, a segunda mais antiga cidade da União Europeia (seguindo-se a Atenas), é hoje um dos mais procurados destinos turísticos europeus. Et pour cause. As fotografias de Nuno Cardal e Pedro Dias demonstram o caractér universalista de Lisboa, uma cidade aberta sobre o mundo, despudoradamente abraçando novos paradigmas e utopias"... obrigada Sarah A., pelas simpáticas palavras... mas quem por cá vive sabe o quanto Lisboa tem sido maltratada e neglicenciada.
.
É triste que uma cidade que tem o potencial para ser um museu de arquitectura, de várias épocas e latitudes, esteja a ser vítima de uma guerra invisível, que destroi tanto quanto as reais. Que, tal como numa guerra real, retira a qualidade de vida aos seus utentes.
Porque é que, para nos deslocarmos de um ponto (bonito) da cidade a outro (também bonito), tenhamos que nos cruzar com áreas tão degradadas/decadentes quer do ponto de vista da conservação dos edifícios e bairros, quer da inexistência de urbanismo e paisagísmo? Sinto pena, revolta, vergonha... por vezes medo também.
Porque é que a maioria destas áreas se encontram nas várias "portas de entrada" da cidade?
.
Nós que por cá circulamos, anestesiados pela rotina, protejemo-nos de encarar a fealdade, usamos da mesma cegueira que atinge os casais que já não se amam e que já não se olham... mas quem nos visita, vem com vontade de ver, conhecer e amar...
.
Desejo que Lisboa volte a ser (re)vista e amada por todos, por mérito próprio, reconquistado!

Sem comentários: