11 junho 2007

genial

"O grande livro dos retratos de animais"
..
Trouxe este livro da biblioteca e não consigo largá-lo! Constitui uma galeria de arte muito particular: cerca de 27 retratos de grandes mestres da pintura do passado (Vermeer, Leonardo da Vinci, Piero de La Francesca, Dürer, Rembrandt, etc.) são rigorosamente recriados por Svjetlan Junakovic com refinado humor e inteligência, num misto entre realidade e fantasia, resultando num jogo fascinante que incentiva o gosto pela pintura e pela arte em geral.

Retirei todos os meus livros de arte das estantes e tenho-os espalhados pela sala. O exercício de identificação dos personagens é apaixonante.

SvjetLan Junakovic nasceu na Croácia, em 1961, e formou-se na Academy of Fino Arts Brera, em Milão. Trabalha como pintor, ilustrador e escultor na sua cidade natal, lecciona ilustração na Academia de Belas Artes de Zagreb, Croácia, e na escola internacional de Sarmede, Itália.
..
Entre os inúmeros prémios que recebeu pelo seu trabalho destacam-se o Prémio Nacional de Ilustração da Croácia por seis vezes, o certificado de Honrado IBBY de New Delhi em 1998 e o prémio da Bienal de Bratislava em 2001. As ilustrações de Svjetlan Junakovic têm sido frequentemente seleccionadas para mostras internacionais como a Exposição dos Ilustradores da Feira do Livro Infantil de Bolonha e a Ilustrarte Bienal Internacional de Ilustração para a Infância do Barreiro.

2 comentários:

Bruno Duarte Eiras disse...

Olá, Ana
Sempre conseguiste comprar o livro? a propósito do Junakovic encontrei estes que talvez te interessem:
http://ilustrar-em-portugal.blogspot.com
http://tintaosmontes.blogspot.com/
http://aquesabealua.blogspot.com/

Afinal a mensagem que recebi era da foto de Alfama, mas tive de as ir buscar ao Mytmn! Obg! ;-)

Bjs e até amanhã

Ana Arnold Guerreiro disse...

Olá Bruno.
Obrigada pelas sugestões de blogs, um deles já o tenho na minha "blogoteca". O "Tintas aos montes" parece ser muito interessante apesar de o ter visto de relance. Vou "coleccioná-los"! Quanto a este livro de Junakovic, ainda não consegui comprá-lo. Vou tentar fazê-lo este fim de semana.
De Alfama enviei-te 2 fotos. Isto é que é uma "incomunicação" Nokia/Motorola... Safa! Não deixes o MyTMN apropriar-se do que é teu :-)
Bjs