20 setembro 2013

Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture

Arquitectura como Floresta – Textos, maquetas, fotografias: uma exposição concebida, projectada, documentada e comentada por Sou Fujimoto.
 
Cerca de 120 maquetas, projectos, objectos, materiais e filmes de trabalhos de Fujimoto são exibidos para ilustrar a sua visão do espaço.
 
 

 

Arquitectura como Floresta

«Acredito que a Arquitectura do futuro seja como uma Floresta. Na floresta, das folhas, insectos e sementes até à grande escalada dos troncos das árvores, todo um conjunto de coisas verdadeiramente diversas coexiste e está em relação. É esta diversidade que me atrai, uma riqueza nascida do espaço, entre a ordem e o caos. Se uma Arquitectura como Floresta for criada, vai ser um lugar de complexidade, rico em diversidade, muito além daquilo que existe na arquitectura e nas cidades de hoje. E os seus habitantes vão ser uma parte orgânica dessa diversidade. Os projectos aqui expostos são tentativas de criar noções novas de natureza e ambientes feitos pelo homem, como a floresta tridimensional, a floresta geométrica, a floresta urbana, etc.
Alguns destes projectos foram construídos, outros são apenas conceitos, e outros, ainda, estão em desenvolvimento. Variam de pequenas ou, mesmo, microscópicas arquitecturas até edifícios colossais e infra-estruturas urbanas com 700 metros de altura. A Arquitectura como Floresta aqui apresentada é o futuro da Natureza e o futuro da Arquitectura. A Floresta é a origem e lança luz sobre o futuro da Arquitectura.» Sou Fujimoto

 
CCB - Garagem Sul - Exposições de Arquitectura 
10-set-2013 a 17-nov-2013 
De Terça a Domingo | Encerra à segunda-feira
Das 10h00 às 18h00
Entrada pelo Jardim das Oliveiras

Sem comentários: