08 abril 2009

REMADE, últimos dias...

Está prestes a terminar a 12 de Abril, a exposição REMADE em Serralves.

Estão apresentados produtos criados por arquitectos, designers e estilistas portugueses que responderam ao desafio do Remade In Portugal: desenvolver produtos utilizando materiais reciclados, que apresentem um desenho original e qualidade de produção.

São eles: Adalberto Dias, Alda Tomás, Álvaro Siza, Ana Salazar, António Portugal e Manuel M. Reis, Carlos Aguiar, Dasein, Francisco Providência, Henrique Ralheta, João Mendes Ribeiro, Carvalho Araújo, Luís Buchinho , Mafalda Nunes, Maria Gambina, Nuno Gama, Nuno Sottomayor, OM JP, Pedro Silva Dias , Pedro Sottomayor, Rita Garizo, Simpleformsdesign, Soraia Abreu.

O Remade in Portugal é um projecto que nasceu em 2007 e que procura incentivar a criação e desenvolvimento de produtos cuja composição integre uma percentagem de, pelo menos, 50 % de matéria proveniente de processos de reciclagem. Esta reciclagem divide-se em 2 campos: pré e pós-consumo. Por pré-consumo entende-se a reciclagem dos desperdícios da produção industrial que, normalmente, é assumida pela própria indústria; por pós-consumo entende-se a reciclagem das embalagens, resíduos e desperdícios domésticos que se recolhem dos ecopontos.


Este projecto materializa-se em exposições periódicas que ocorrem tanto em território nacional como internacional com o objectivo de difundir a cultura do eco-design e do desenvolvimento sustentável.


Nesta exposição será ainda possível conhecer uma projecção contínua de fotografias de Alberto Plácido e de Rita Burmester, um trabalho desenvolvido a convite do projecto Remade in Portugal.

Sem comentários: