13 março 2008

4:40 Competição de Curtas Metragens

Conforme recebi esta notícia, da FBAUL, assim a apresento. Parece-me um desafio muito interessante pela multiciplinaridade.
.
4.40 Competição de Curtas Metragens

Uma corrida contra o tempo: produzir, filmar e editar filmes até 4 minutos em 40 horas, é o que a Associação de Estudantes da Escola das Artes (Universidade Católica Portuguesa). A segunda edição de uma competição que pretende que cada participante sinta a adrenalina e a pressão de um deadline.
Integrado no Festival Black & White, o 4:40 apresenta-se como um complemento saudável e interessante à programação já existente.

A proposta é simples: os participantes, organizados em equipas, deverão filmar e editar consoante um tema lançado pela organização e cumprir o prazo para entrega dos trabalhos. Depois, Adriano Nazareth (realizador e professor universitário na Escola das Artes e na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto), Alexandre Souto (coordenador do Instituto Português de Fotografia - Porto) e Luís Falcão (professor universitário na Escola Superior de Teatro e Cinema) seleccionarão os melhores trabalhos, não com base numa excelente mestria técnica, mas nas capacidades de improviso e apreensão da ideia, assim como a originalidade da interpretação do tema. Os vídeos selecionados serão exibidos na sessão de sábado, 5 de Abril, às 16H. A entrega de prémios decorrerá na noite de 5 de Abril, desdobrando-se em Grande Prémio, Melhor Fotografia, Melhor Argumento e Melhor Edição.

O "4:40" aparece deste modo, mais do que como competição, como desafio. A forma como está concebido apela a todos um esforço no processo criativo, e uma rapidez e eficácia em pôr em prática todas as ideias num curto espaço de tempo, tanto em termos de realização como de produto final.

Novidades da Segunda Edição

Condicionar a existência do "4:40" ao Porto seria uma pena, pela quantidade de interessados espalhados por todo o país. Este ano contamos com o apoio do CineClube da Beira Interior e da Associação de Estudantes da Escola Superior de Teatro e Cinema para, pela primeira vez, criarmos em conjunto uma competição com três centros. No Porto (UCP - Pólo da Foz), na Covilhã (Residência Universitária Feminina) e em Lisboa (Praça Luís de Camões) haverá uma banca do "4:40", na qual as equipas devem levantar o tema da curta a filmar e entregar, passadas 40 horas, a curta-metragem. As curtas seguem todas para o mesmo local, para serem avaliadas pelo mesmo Júri. Dia 5 esperamos encontrar todas as equipas no Porto. A mostra e a entrega de prémios serão no mesmo dia, um dia que já ansiamos por tão inacreditável que prevemos que seja.

Competição de Fotografia de Cena

Não aguentamos e preparamos mais uma actividade, desta vez em parceria com o Instituto Português da Fotografia (IPF). Durante as 40 horas da competição, todos os fotógrafos interessados poderão acompanhar as equipas e documentar todo o processo de realização de uma curta-metragem. É devido a esta nova actividade que as inscrições têm que ser realizadas até 27 de Março, um dia antes das 40 horas, para a cada equipa podermos atribuir um fotógrafo.

Sem comentários: