15 dezembro 2007

Parabéns Oscar Niemayer

O ilustre arquitecto autor dos edifícios da cidade de Brasília, entre tantos outros semeados por este mundo fora, Oscar Niemayer faz hoje 100 anos de existência. É obra!
Homem vivo e vivido, começou por ser um bom vivant carioca que só terminou o ensino secundário aos 21 anos... depois, com o casamento sente o peso da responsabilidade que havia assumido para si, decide trabalhar e continuar os seus estudos. A partir daí a sua produtividade enquanto arquitecto e escultor é imensa. A sua obra, com um estilo característico, curvilíneo (recorrendo ao uso do betão para moldar as formas), encontra-se vastamente representada no no seu país natal bem como fora dele.
Do seu longo currículum destaco (segundo um critério absolutamente subjectivo, que tem a ver as minhas vivências), o: Edifício da Nações Unidas, o Centro de Arte Contemporânea de Niteroi, o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional, a Catedral de Brasília, o Casino do Funchal... mas este ser vivo, criador e centenário tem uma obra muito vasta. Com o objectivo de preservar o seu acervo, foi criada a Fundação Oscar Niemayer , nos finais dos anos 80.

De ideias próprias e defensor das suas convicções, entrou em conflito com a política do seu pais e foi obrigado a exilar-se em França. Acontecimento que foi benéfico para ambas as partes, na minha opinião!
Homem que se mantem lúcido e activo, que acredita e aposta na vida, voltou a casar-se aos 99 anos com a sua secretária, 40 anos mais nova(!) Já completaram um ano de casamento e ambos sublinham a importância da amizade como factor essencial da sua união. É bonito, comovente e uma grande lição para os mais novos.

E, como parece que o casamento opera grandes e boas transformações na vida deste homem, vamos continuar atentos aos seus feitos. Por agora prepara-se para projectar um estádio de futebol para a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil.

É assim mesmo! Haja vida, haja obra.

Sem comentários: