18 agosto 2007

jane eyre

Esta tarde, enquanto pesquisava músicas de Pat Metheny no YouTube, eis que encontro este clip de uma adaptação feita para o cinema de "Jane Eyre", com música de Pat Metheny e Astor Piazzola. A sonoridade é mais característica de Astor que de Pat mas o conjunto transmite em música aquilo que se sente ao ler este livro e, aqui, reside a segunda sensação do encontro desta tarde: a lembrança da época e da idade com que o li.
.
Tinha 11 anos, estava em Portugal há poucos meses, tinha acabado a série na TV (ainda a preto e branco) e eu, que tinha gostado tanto da história, queria que ela continuásse. Foi quando descobri que o livro existia nas estantes, em casa da minha madrinha, com quem eu vivia. E durante toda a leitura construi cenários mentais com os rostos, o peso e a força dos personagens, os tons castanhos dos ambientes, o sofrimento das emoções reprimidas, a teimosa recordação amorosa de quem está longe e, principalmente, a esperança desesperada no contacto telepático com quem se ama...
.
Hoje... descubro este clip e foi como assistir às minhas memórias... a música foi o elemento surpresa e combina.
Esta novela sensibilizou e influenciou-me uma área da minha personalidade, já tendencialmente romantica... ainda hoje tenho alguns pensamentos de Jane e lembro-me dela e das cenas descritas por Charlotte Brontë... enfim.

Sem comentários: