17 junho 2007

música medieval

Adorava poder conhecer Trás-os-Montes e ainda por cima, ao som de música medieval no...
.
«VI Festival de Música Medieval em Carrazeda de Ansiães, durante a 1ª quinzena de Julho.
.
A vila de Carrazeda de Ansiães, no distrito de Bragança, vai transformar-se na primeira quinzena de Julho num grande palco da música medieval onde se farão escutar grupos como La Batalla ou o Ensemble Amadis.
. ..
"O Festival nasceu da reflexão sobre a ocupação humana nesta região, procurando também divulgar o seu riquíssimo património arquitectónico e arqueológico", afirmou. Neste sentido, "há um especial enfoque nos autores galego-portugueses e também nas tradições sefardita e árabe", disse. Este ano, a tradição sefardita - dos judeus expulsos da Península Ibérica que cantam em ladino e se espalharam pela Europa - é representada pelo Ensemble Amadis. "Trata-se de um grupo de primeiríssimo plano, que actua nas melhores salas europeias", sublinhou o músico. A sua directora, Catherine Jousselin, "tem pesquisado em várias partes da Europa esta tradição que se tem transmitido de forma oral".
.
"O Festival abre dia 7 de Julho na Igreja de Parambos com o Media Vox Ensemble, que apresentará o hino em canto gregoriano "Ave Sponsa et Mater". Este grupo foi formado em 2004 tendo como objectivo o estudo e interpretação da música sacra medieval.
.
O Ensemble Amadis, de França, actua pela primeira vez em Portugal, dia 14 de Julho, no âmbito deste VI Festival de Música Medieval que acontecerá em três igrejas do concelho e no Centro Cívico de Ansiães. "Os primeiros festivais aconteceram no Castelo de Ansiães que, por estar em obras de recuperação, não pode acolher-nos, daí espalharmo-nos pelo concelho", disse à Lusa o seu director artístico, Pedro Caldeira Cabral . .
.
Segundo o mesmo, "os elevados padrões de qualidade pelos quais se pauta o festival", levam "gente de longe a vir e instalar-se para usufruir da música antiga". Assim, dia 08, na Igreja de Zedes, apresenta-se o grupo "Amar contra o silêncio", sob a direcção de Tiago Costa Freire. O grupo apresentará o programa "O que me queres amor?", que é constituído pela lírica profana dos trovadores dos séculos XIII e XIV. Entre os autores que serão cantados refira-se o Rei D. Dinis, Martim Codax ou Airas Nunes.
.
Um dos "pontos altos" do festival é actuação, dia 14, na igreja de Pombal de Ansiães, do Ensemble Amadis que "traz uma leitura nova de parte do legado poético-musical da tradição sefardita, centrado na temática amorosa". O grupo francês apresentará "Cantos de la vida". O agrupamento de Pedro Caldeira Cabral, La Batalla, encerra o Festival no Centro Cívico de Ansiães. Além de Caldeira Cabral (arrabil, cítola, guitarra latina, flautas e charambela) constituem o La Batalla, a soprano Maria Repas Gonçalves (adufe e tambor), a contralto Suzana Diniz Moody (viola de arco e tambor), o barítono Fernando Marques Gomes, Rita Caldeira Cabral (atabales, trancanholas, adufe e darbuka), Joaquim António Silva (alaúde, e gaitas de foles), José Pedro Caiado (flautas e gaitas de fole) e João Nuno Represas (derbuka, adufe, címbalos, pandeiro e tambor). O grupo irá apresentar "O espelho do amor" que reúne a produção poético-musical trovadoresca do século XII ao XIV

(Fonte: Lusa/SIC)
Comentários sobre o grupo La Batalla
Discografia sobre Ensemble Amadis
Sinopse sobre Media Vox Ensemble

Sem comentários: