Organizado pelo Museu Nacional da Imprensa.
Grzegorz Szumovski, da Polónia foi o vencedor do Grande Prémio de 2007, com o cartoon que junto se apresenta.
..
É excelente, sem dúvida, uma imagem que explica e resume longos diálogos e discursos...!
O PortoCartoon-World Festival é considerado pela Federation of Cartoonists’ Organisations (FECO), um dos três principais festivais de desenho humorístico do mundo, o que coloca Portugal no pódio dos concursos internacionais de caricatura (orgulhemo-nos!).
A FECO é a mais importante organização internacional de cartunistas representando mais de 2000 artistas de 30 países. O júri internacional do IX PortoCartoon, presidido mais uma vez pelo cartunista francês Georges Wolinski, integrou ainda Marlene Pohle, Presidente da FECO; Xaquin Marin, director do Museo de Humor de Fene da Galiza (Espanha); Júlio Dolbeth, da Faculdade de Belas Artes do Porto e Luís Humberto Marcos, director do PortoCartoon e do Museu Nacional da Imprensa.
A “Globalização” foi o tema escolhido para a nona edição e segundo a organização do concurso “Nunca o processo de globalização foi tão acentuado e com tantas repercussões, como acontece hoje… As suas consequências espalham-se positiva e negativamente em termos económicos, políticos, industriais, comerciais, desportivos, científicos, culturais, etc”… Com a escolha deste tema, o Museu Nacional da Imprensa pretendeu que os cartunistas de todo o planeta reflectissem com humor sobre o impacto que a Globalização vem tendo nos mais diversos sectores da sociedade, à escala mundial.
A participação do IX PortoCartoon bateu o recorde dos últimos anos ao receber a concurso mais de 1700 cartoons, de quase 500 cartunistas, de 60 países. Em termos quantitativos, o destaque vai para o Brasil, como país mais participativo com mais de 250 cartoons enviados. Em segundo ficou o Irão, com 134 trabalhos e Portugal surge este ano em terceiro lugar com cerca de 120 desenhos, enviados por 29 artistas.
A elevada qualidade dos trabalhos, levou o júri internacional a atribuir ainda 15 Menções Honrosas a artistas de 10 Países: Bélgica, Brasil, Espanha, Holanda, Irão, Turquia, Itália, Polónia, Israel e Portugal. A Menção Honrosa de Portugal foi para o cartunista António Santos, de Amarante.
Os vencedores do IX PortoCartoon receberão os troféus e os prémios durante a cerimónia de abertura da exposição que decorrerá nas instalações do Museu Nacional da Imprensa, em Junho, aquando das Festas do S. João do Porto.
Todos ao Porto, pois!!!
(fonte: e-cultura.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário