23 setembro 2013

Um monumento vivo

A árvore com o maior diâmetro é El Arbol del Tule, um Ahuehuete ou Cipreste Montezuma que cresce em Oaxaca (México), na cidade de Santa Maria del Tule.
 
O tronco desta árvore tem 10,06 m de diâmetro e uma circunferência de 54,25 metros. Originalmente pensava-se serem várias árvores que tinham crescido e se fundido, mas testes de DNA mostraram que na verdade é todo este ser é uma única árvore. 

Magnífica! Tenho que conhecê-la!
 
An Ancient Giant - the tree with the largest diameter is El Arbol del Tule, an Ahuehuete or Montezuma Cypress growing in Oaxaca, Mexico in the town of Santa Maria del Tule. The trunk of the tree is 33 feet in diameter and has a circumference of 178 feet. Originally thought to be multiple trees that had grown and fused together, DNA tests have shown that it is actually all one tree.
 

20 setembro 2013

Sou Fujimoto | Futurospective Arquitecture

Arquitectura como Floresta – Textos, maquetas, fotografias: uma exposição concebida, projectada, documentada e comentada por Sou Fujimoto.
 
Cerca de 120 maquetas, projectos, objectos, materiais e filmes de trabalhos de Fujimoto são exibidos para ilustrar a sua visão do espaço.
 
 

 

Arquitectura como Floresta

«Acredito que a Arquitectura do futuro seja como uma Floresta. Na floresta, das folhas, insectos e sementes até à grande escalada dos troncos das árvores, todo um conjunto de coisas verdadeiramente diversas coexiste e está em relação. É esta diversidade que me atrai, uma riqueza nascida do espaço, entre a ordem e o caos. Se uma Arquitectura como Floresta for criada, vai ser um lugar de complexidade, rico em diversidade, muito além daquilo que existe na arquitectura e nas cidades de hoje. E os seus habitantes vão ser uma parte orgânica dessa diversidade. Os projectos aqui expostos são tentativas de criar noções novas de natureza e ambientes feitos pelo homem, como a floresta tridimensional, a floresta geométrica, a floresta urbana, etc.
Alguns destes projectos foram construídos, outros são apenas conceitos, e outros, ainda, estão em desenvolvimento. Variam de pequenas ou, mesmo, microscópicas arquitecturas até edifícios colossais e infra-estruturas urbanas com 700 metros de altura. A Arquitectura como Floresta aqui apresentada é o futuro da Natureza e o futuro da Arquitectura. A Floresta é a origem e lança luz sobre o futuro da Arquitectura.» Sou Fujimoto

 
CCB - Garagem Sul - Exposições de Arquitectura 
10-set-2013 a 17-nov-2013 
De Terça a Domingo | Encerra à segunda-feira
Das 10h00 às 18h00
Entrada pelo Jardim das Oliveiras

18 setembro 2013

Estou de volta

Ao fim de 3 anos pausa, regresso com nova imagem renovada.
Sabe-me bem voltar a este espaço, agora redesenhado e, para mim, agradável de estar.

Como estreia, aqui deixo esta história de Julia Butterfly Hill a quem presto homenagem pela sua tenacidade e defesa dos valores ambientais.

Ela viveu 738 dias (ou seja: 2 anos e 8 dias) na copa de uma sequoia milenar, de 60 m de altura, para impedir o seu abate e das árvores em seu redor.


JuliaButterflyLuna3
E venceu a causa!

JuliaButterflyLuna8