28 janeiro 2008

o dia de António...

O António, depois de dormir numa almofada de algodão ( Made in Egipt ), começou o dia bem cedo, acordado pelo despertador ( Made in Japan ) às 7 da manhã.
Depois de um banho com sabonete ( Made in France ) e enquanto o café ( importado da Colômbia ) estava a fazer na máquina ( Made in ChechRepublic ), barbeou-se com a máquina eléctrica ( Made in China ). Vestiu uma camisa ( Made in Sri Lanka ), jeans de marca ( Made in Singapure) e um relógio de bolso ( Made in Swiss ).
Depois de preparar as torradas de trigo ( produced in USA ) na sua torradeira ( Made in Germany ) e enquanto tomava o café numa chávena ( Made in Spain ), pegou na máquina de calcular ( Made in Korea ) para ver quanto é que poderia gastar nesse dia e consultou a Internet no seu computador ( Made in Thailand ) para ver as previsões meteorológicas.
Depois de ouvir as notícias pela rádio ( Made in India ), ainda bebeu um sumo de laranja ( produced in Israel), entrou no carro ( Made in Sweden ) e continuou à procura de emprego. Ao fim de mais um dia frustrante, com muitos contactos feitos através do seu telemóvel ( Made in Finland ) e, após comer uma pizza ( Made in Italy ), o António decidiu relaxar por uns instantes. Calçou as suas sandálias ( Made in Brazil ), sentou-se num sofá ( Made in Denmark ), serviu-se de um copo de vinho ( produced in Chile ), ligou a TV ( Made in Indonésia ) e pôs-se a pensar porque é que não conseguia encontrar um emprego em PORTUGAL ...
(Texto de autoria desconhecida, que circula na Internet.)

Museus do Século XXI

Exposição sobre a arquitectura de museus construídos entre 2000 e 2010 um pouco por todo o mundo. Os projectos escolhidos são apresentados através de fotografias, simulações, plantas, desenhos, animações em DVD e vídeos. Tenta-se reflectir as funções da arquitectura contemporânea ao serviço da exibição de obras de arte, assunto que tem despertado um forte debate nas últimas décadas.

Suzanne Greub, directora do Art Centre Basel, em Basileia, é a impulsionadora desta exposição. Em 2000 organizou "Museus para um Novo Milénio", que durante cinco anos circulou por 17 museus e centros culturais de todo o mundo. Em Portugal foi apresentada no Centro Cultural de Belém, em Lisboa. Esta exposição, trata-se de uma continuação “actualizada”.

Patente até 3 de Fevereiro na Culturgest, (Lisboa).

24 janeiro 2008

Home

Another summer day
Has come and gone away
In Paris and Rome
But I wanna go home
Mmmmmmmm
.
Maybe surrounded by
A million people
I Still feel all alone
I just wanna go home
Oh, I miss you, you know
.
And I’ve been keeping all the letters that I wrote to you
Each one a line or two“I’m fine baby, how are you?”
Well I would send them but I know that it’s just not enough
My words were cold and flat
And you deserve more than that
.
Another aeroplane
Another sunny place
I’m lucky I know
But I wanna go home
Mmmm, I’ve got to go home
.
Let me go home
I’m just too far from where you are
I wanna come home
.
And I feel just like I’m living someone else’s life
It’s like I just stepped outside
When everything was going right
And I know just why you could not
Come along with me'
Cause this was not your dream
But you always believed in me
.
Another winter day has come
And gone away
In even Paris and Rome
And I wanna go home
Let me go home
.
And I’m surrounded by
A million people
I Still feel all alone
Oh, let me go home
Oh, I miss you, you know
.
Let me go home
I’ve had my run
Baby, I’m done
I gotta go home
Let me go home
It will all be all right
I’ll be home tonight
I’m coming back home
.
( Craig David - Michael Bublé)

23 janeiro 2008

simple pleasure

Tindersticks - Can We Start Again

22 janeiro 2008

Escrever Escrever

"Escrever Escrever"... já é escola!

Em Fevereiro começam os cursos desta nova escola, totalmente dedicada a cursos de escrita nas suas mais variadas vertentes.
São inicialmente cursos breves de apenas 1 mês, com uma sessão por semana. As inscrições já estão abertas e, sendo que os grupos têm no máximo entre 9 e 12 participantes, há um número reduzido de vagas.


A localização - em plena Praça Luís de Camões, no Chiado.
O telefone - 91 119 77 97 - e o mail info@escreverescrever.com já estão operacionais.
Contacto - Conceição Garcia.

20 janeiro 2008

Fundação de Serralves

Robert Rauschenberg é uma das figuras de referência no contexto artístico da 2ª metade do Sec. XX. A sua obra abriu possibilidades revolucionárias para a concepção e realização da obra de arte, suscitando novas possibilidades entre a pintura e a escultura, entre a performance e o objecto.Por ocasião da sua primeira grande exposição em Portugal, a Fundação de Serralves apresenta um programa paralelo de dança, música, cinema, seminários e mesas-redondas, a acontecer entre Janeiro e Março.

17 janeiro 2008

Livraria Lello

Hoje enquanto jantava, assistindo ao noticiário, ouvi uma notícia que me deixou exultante e simultaneamente arrepiada de surpresa pela coincidência dos acontecimentos: o jornal The Guardian nomeou a Livraria Lello (no Porto) com o 3º lugar, na categoria das mais belas livrarias do Mundo. Fiquei feliz por estar uma livraria portuguesa no pódio mundial e surpresa pela coincidência de estar sempre a lembrar-me dela e a compará-la com outras duas belíssimas livrarias (que me têm bailado insistentemente na memória nestes últimos dias), as que ficaram em primeiro e segundo lugar. Respectivamente a "Boekhandel Selexyz Dominicanen" em Maastricht (Holanda) e a "El Ateneu" em Buenos Aires (Argentina)... parece que ando com as ideias bem sintonizadas... ;-)
Todas as eleitas constituem dignos projectos de arquitectura orientada para realçar a companheira nobreza dos livros e excelentes motivos para justificar uma visita ou uma viajem.
Mais imagens da nossa belíssima Lello aqui.

Design Indaba 2008

Como manter o leite fresco no deserto?
Dar um tecto às pessoas?
Transformar uma revista num espelho?
Levar iluminação nocturna aos locais mais remotos da Terra?
Como dar a todas estas questões a mesma resposta?

É simples: a Criatividade. Artigo integral aqui.

Um mundo melhor através da criatividade. Esta é a proposta que a Design Indaba, lança às industrias criativas desde o design gráfico, publicidade e moda, até ao design industrial, arquitectura, arte e os novos Média.

A Conferência e Exposição DESIGN INDABA vão decorrer em Cape Town (África do Sul), de 23 a 29 de Fevereiro.

15 janeiro 2008

escrever o céu...

Type the Sky!

Esta é a proposta, original, criativa, qual "ovo de Colombo" de Lisa Rienermann, fotógrafa e estudante da Universidade de Duisburg-Essen. Um trabalho sobre tipografia que estabelece um diálogo visual com os vazios urbanos e o nosso código de comunicação escrita. Isto é literacia da imagem, a 100%!

A inspiração surgiu-lhe quando fotografava um pátio em Barcelona... (tinha que ser!!!), ao olhar para cima, o espaço vazio entre os prédios e o céu formavam a letra "Q"....e CLICK! O mote estava dado e a busca pelas restantes letras teve início.

Glückvunch Lisa!

(Fonte: dezeen)

12 janeiro 2008

jarros com personalidade...

... da autoria da ceramista finlandesa Kati Tuominen-Niittylä, galardoada em 2007 com o prémio Kaj Franck Design Prize, estes objectos de uso quotidiano parecem transparecer uma personalidade muito vincada e distinta. Torna-se muito difícil não encetar um exercício lúdico de lhes dar nomes próprios, projectados a partir de pessoas reais, do nosso dia-a-dia... eu vejo várias... em diferentes contextos e dialogos! ;-)

O trabalho de Kati está actualmente em exposição em Helsínquia, no Design Forum Finland, até 20 de Janeiro.