31 outubro 2007

blogues vs livros

Aqui fica:

Parece-me que o importante é que cada tenha prazer em ler, independentemente do suporte.

29 outubro 2007

maldade legitimada como expressão artística?

Por e-mail foi informada sobre uma exposição ultrajante, que me deixou enojada e infeliz.

Em agosto deste ano, Guillermo Habacuc Vargas criou uma instalação intitulada "Exposición N° 1", uma mostra realizada na Galeria Códice, localizada em Manágua, capital da Nicarágua.

Ao som do hino sandinista tocado ao contrário, os visitantes deparavam-se, à entrada da exposição, com uma frase na parede ("eres lo que lees") cujas letras eram formadas por comida de cão, em biscoito. Um defumador colocado no chão queimava marijuana e crack... e preso a um canto da sala estava um cão faminto e doente que foi deixado morrer, entregue aos seus ferimentos, à fome e à sede...

Algumas notícias sobre este atentado à sanidade mental:

Chocado o suficiente? Ainda há mais:
Este ser (des)humano foi, imagine-se, o 'artista' escolhido para representar o seu país na 'Bienal Centro Americana Honduras 2008'!

Existe uma petição onde é pedido que ele não receba este prémio:

Este mundo está louco! Este criminoso e a galeria cumplice têm que sofrer represálias sérias, no mínimo.

Pessoalmente pouco me importa se este sujeito enumera valores e comportamentos sociais mais ou menos corretos na sociedade! Pois quem se assume como autor de semelhante instalação, social e moralmente não tem autoridade para criticar nada. A arte não justifica a prática de atrocidades. Aqui incluo a tauromaquia, também.

Para quem conseguir ver as imagens da exposição:

25 outubro 2007

tetris japonês

Cada vez me convenço mais que o que eles mais anseiam é ser parte integrante de um PC, robot ou software...

«Estou tão cansada disto e igualmente
do futuro antes mesmo de ele chegar»

Olive Schreiner

definições

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.
.
"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus. "

"A amizade é um amor que nunca morre"
.
.

"Deficiencias", Mário Quintana

24 outubro 2007

la linea

... e deste, lembram-se?


Pesca
Mozart

23 outubro 2007

barbapapa

Que saudades destes desenhos animados...

Mais imagens aqui. Mais infos aqui.

espólio de Jorge Amado

Agora uma notícia que ameaça empobrecer o Brasil, ao nível cultural: a possibilidade de o espólio de Jorge Amado ser doado a uma universidade norte americana.
A família de Jorge Amado afirmou que admite doar a uma universidade nos Estados Unidos as 250 mil peças de valor histórico e literário do acervo do escritor, por falta de recursos para as conservar. Notícia aqui.

Com tanto "mensalão" mal empregue, se algum político em crise de consciência, se lembrasse de "lavar a grana" e contribuir para a dignificação do seu país, poderia lançar mão a esta situação e ainda sair-se como herói da estória. Já agora: lembrem-se também do Tom Jobim!

Saravá, para quer for de saravá,
benção para quem for de benção!

22 outubro 2007

Real Gabinete Português de Leitura


Passo a transcrever um pouco da história desta instituição e convido à sua leitura integral ao longo do seu site, vale a pena navegá-lo e apreciar a beleza deste edifício.

«Em 14 de Maio de 1837, um grupo de 43 emigrantes portugueses do Rio de Janeiro - e deve-se sublinhar que isto ocorre somente 15 anos depois da Independência do país (...) resolveu criar uma biblioteca para ampliar os conhecimentos de seus sócios e dar oportunidade aos portugueses residentes na então capital do Império de ilustrar o seu espírito. Entre esses homens, cuja maioria era composta de comerciantes da praça, estavam alguns que haviam sido perseguidos em Portugal pelo absolutismo e que tinham emigrado para o Brasil. (...)

É possível que ao se preocuparem com o nível de instrução de seus compatriotas e ao quererem incutir em muitos o gosto pela leitura, os fundadores do “Gabinete” tenham sido inspirados pelo exemplo vindo da França, onde, logo seguir à revolução de 1789, começaram a aparecer as chamadas “boutiques à lire”, que nada mais eram do que lojas onde se emprestavam livros, por prazo certo, mediante o pagamento de uma determinada quantia. Os “gabinetes de leitura” criados no Brasil pelos portugueses (...) diferenciam-se, entretanto, daqueles estabelecimentos franceses por uma característica: é que neles não se fazia qualquer pagamento pelo empréstimo do livro. O sócio, ou o leitor, consultava-o na biblioteca ou levava-o para casa, sem que isso implicasse, para ele, em qualquer encargo.

(Com o) crescimento do acervo bibliográfico basta mencionar que em 1872 a biblioteca já possuía 20.471 obras (ou 44.917 volumes) (...) os dirigentes começam a pensar em construir uma sede de maiores dimensões e condizente com a importância da instituição. (...) E as comemorações do tricentenário da morte de Camões (1880) vão ser o grande pretexto para motivar a “colônia” portuguesa e levar adiante o projeto. Portugal atravessava crises medonhas (e) portugueses do Rio de Janeiro, de sólida formação intelectual e de grande prestígio, como Eduardo Rodrigues Cardoso Lemos, José Vasco Ramalho Ortigão, Visconde de Morais e outros, resolve fazer da participação da “colônia” nas celebrações camonianas um contraponto às disputas e à mesquinhez de além-mar. (Enfim... a história é cíclica...!)

(...) em 10 de Junho de 1880, com a presença do imperador D. Pedro II, do ministro do Império Barão Homem de Mello e do Presidente da Câmara Municipal Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, é lançada a primeira pedra para a construção da nova sede do Gabinete Português de Leitura no terreno da rua da Lampadosa que tinha sido adquirido para esse fim.O projeto escolhido foi o do arquiteto português Rafael da Silva Castro, com seu traço neomanuelino a evocar a epopéia camoniana. O edifício, em pedra de lioz, com estátuas de Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, do Infante D. Henrique e de Luís de Camões sobre as mísulas da fachada, foi inaugurado em 10 de Setembro de 1887, com a presença da Princesa Isabel e do Conde D’Eu. Os trabalhos de construção tinham sido dirigidos pelo arquiteto Frederico José Branco e as pinturas e decorações em relevo estiveram a cargo do artista Frederico Steckel.

(Actualmente) O Real Gabinete Português de Leitura possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal.O seu acervo, inteiramente informatizado, é da ordem de 350.000 volumes. A biblioteca recebe de Portugal, pelo estatuto do "depósito legal", um exemplar das obras publicadas no país. »

Rússia em destaque #2

O Palácio Nacional de Mafra, onde decorre na sexta-feira a cimeira entre União Europeia e Rússia, inaugura nesse dia uma exposição que demonstra o interesse que o país suscita no Ocidente desde há muito.
«A Rússia na Biblioteca do Real Paço de Mafra» é o título da exposição que vai reunir cerca de 100 obras da biblioteca (livros, documentos, cartografia) e outras cedidas por coleccionadores particulares (por exemplo armas, moedas, ícones). «Quando soubemos que a cimeira decorreria no Palácio, fomos à biblioteca procurar obras que ou fossem russas ou falassem da Rússia e encontrámos cerca de 800 títulos«, referiu a directora deste monumento, Margarida Montenegro.

A biblioteca de Mafra, que ocupa a mais vasta de todas as salas do edifício, possui cerca de 38 mil livros, que vão do século XV ao século XIX. Para a directora, as «histórias da Rússia» encontradas na biblioteca «demonstram o interesse que já tinha ao tempo de D. João V».

(fonte: Diario Digital)

Rússia em destaque #1

.
Serão apresentados a partir de 26 de Out., cerca de 600 peças pertençentes ao Museu Hermitage, numa exposição que abrange dois séculos de arte e cultura russas. «Nunca houve no estrangeiro uma exposição tão grande do Hermitage», afirmou o comissário científico da exposição, Fernando António Baptista Pereira.
.
'Arte e Cultura do Império Russo nas Colecções do Hermitage - de Pedro, o Grande, a Nicolau II' é o título da mostra que ficará na galeria D. Luís I do Palácio Nacional da Ajuda até 17 de Fevereiro.
A entrada custará 6€, mas no primeiro dia (sexta-dia, 26) estará aberta ao público das 21h às 24h gratuitamente.
.
Esta constitui a primeira de três exposições do Hermitage, que irão decorrer em Portugal até 2009 e que serão «um teste» à abertura de um pólo permanente do museu russo em Lisboa em 2010, disse à Lusa a ministra da Cultura Isabel Pires de Lima. A realização destas exposições, em 2007, 2008 e 2009, está prevista num protocolo assinado entre o Instituto dos Museus e Conservação (IMC) e o Museu Hermitage, antes da instalação de um pólo permanente desse museu, prevista para 2010.
.
Entretanto, de Londres vem a notícia do encerramento da sua filial Hermitage... Motivo: problemas de financiamento e ao aumento dos custos da realização de exposições, noticiou hoje o diário russo Kommersant. Citando a agência Bloomberg, o jornal escreve que a filial londrina do Hermitage vai ser encerrada por «razões financeiras provocadas pelo aumento crescente do preço da realização das exposições».... (!)
.
É preocupante... se uma cidade como Londres (UK), com a vida e o turismo cultural que se lhe conhece, não consegue suportar estes encargos financeiros, será que Lisboa (Portugal) o vai conseguir? Pergunto: será que o mecenato continuará a injectar capital depois deste polo cultural passar a museu e deixar de constituir novidade? Tomara que sim.

exposição sobre os descobrimentos em Bruxelas

Muito do património artístico e cultural de Portugal anda em "tournee" por este mundo fora. Assim, a exposição «Encompassing the Globe» sobre os Descobrimentos Portugueses, que foi apresentada durante o Verão em Washington, abre ao público na sexta-feira 26 de Out. em Bruxelas, no âmbito do festival Europalia.
.
A exposição sobre os Descobrimentos, que tem por subtítulo «Portugal e o Mundo nos séculos XVI e XVII», chega ao Palácio de Belas Artes de Bruxelas (Bozar) e pretende mostrar o impacto cultural de Portugal no mundo.
.
O facto de Portugal presidir este semestre à União Europeia (UE), leva-nos a ter uma participação especial no festival cultural belga Europalia.europa, que decorrerá até Fevereiro de 2008 e celebra os 50 anos da construção europeia. Recordo aqui a exposição com igual temática e maior acervo, que já está patente em Berlim.

21 outubro 2007

disk boot failure

Em momentos como este é que nos apercebemos o quanto a nossa vida está tão dependente do computador. Quando nos contecem coisas como a que me aconteceu ontem: perda de documentos por avaria mecânica ("bater cabeças") do disco dedicado a guardar todos os docs de trabalho... ainda se fosse o das aplicações...
É claro que tenho backups, mas ainda há muita informação que se perdeu e que ainda não tenho total noção de qual. É como se tivesse sido roubada.
.
Segundo a astrologia, o tipo de transito actual: mercúrio retrogrado, gera dificuldades, desentendimentos e atrasos aos vários níveis de comunicação. Parece que os astrólogos estão certos...
.
Recomendação a quem venha a ler este post: façam cópias dos vossos trabalhos, com regularidade.

Olhares Cruzados - Arte e Islão

Exposição organizada pela Casa-Museu Anastácio Gonçalves, com a colaboração de um arqueólogo (Cláudio Torres), um historiador (Rui Santos), uma historiadora de arte (Inês Fialho Brandão) e um teólogo do Islão (Sheikh David Munir), procura responder à questão: O que é a Arte Islâmica?

Ao longo de três secções - O Tempo e o Espaço, A Figura Humana e Islâmico ou Muçulmano - o visitante observa 50 objectos, na sua maioria cerâmicas, que reflectem a diversidade visual de culturas tão distantes – ou tão próximas - como o Irão Safávida, o Império Otomano, ou o Al Andalus.



Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves (CMAG)

Avenida 5 de Outubro, nº 8 - Tel.: 213540823 / 213540923

20-10-2007 a 02-03-2008

19 outubro 2007

pontos de vista, telúricos





O mundo a partir da prespectiva física de uma formiga ou outro insecto terreno.

censura sobre os blogs


Apesar do tema desta notícia não estar directamente relacionado com as artes (que é o ponto focal deste blog), tem a ver com a plataforma de suporte tecnológico em que este assenta bem como nos valores de liberdade, difusão e partilha de informação, por isso achei por bem publicá-la aqui.
.
«De acordo com o relatório anual da associação Repórteres Sem Fronteiras (RSF), sobre liberdade de expressão em alguns países, os blogues também já são censurados. Para a realização do relatório, que apresenta uma lista dos 169 países onde há menos liberdade de expressão, foram inquiridos jornalistas, investigadores, juristas e associações de direitos humanos provenientes de todo o mundo.
.
Na tabela, liderada pela Islândia, Noruega e Estónia, a maioria dos países europeus passaram o teste, com excepção da Rússia que ocupa o 144º lugar. Portugal ocupa a 10ª posição, juntamente com a Dinamarca e Irlanda.»
Confirmem o ranking na página dos Repórteres Sem Fronteiras.
.
Êna!!! E esta heim? Estamos à cabeça de algo de bom! Sim, porque isto de ser quase sempre a "cauda da Europa", deprime a valer! Até porque, geograficamente nos assemelhamos mais a um rosto que a um... traseiro ;-)
Há que fazer por manter as aparências... noblesse oblige!

17 outubro 2007

piano solo Chick Corea no CCB

CCB - 20 Out 2007 - 21:00
Chick Corea on "Armando's Rhumba" from the series LEGENDS OF JAZZ
.
Quase a comemorar os setenta anos de idade, Chick Corea é hoje um dos mais virtuosos e importantes músicos do jazz actual.
.
Com uma carreira que começou a dar que falar ainda durante a década de sessenta, Corea elegeu precocemente (aos 4 anos) o piano como o instrumento perfeito para se expressar e apresentar a música que lhe ia na alma. O músico norte-americano é, juntamente com Herbie Hancock e Keith Jarrett, um dos nomes de topo do jazz contemporâneo e regressa a Portugal para subir ao palco do Grande Auditório do CCB apresentar, pela primeira vez, um espectáculo totalmente a solo.
.
Chick Corea é um dos músicos de jazz mais prolíficos e um dos espíritos mais critativos das últimas décadas. As influências de Bud Powell e Thelonious Monk e, o trabalho com Stan Getz, Dizzy Gillespie, Sarah Vaughan e Miles Davis transformaram-no num verdadeiro camaleão: do avant-garde ao bebop, compôs também música infantil, e passou pelo jazz de fusão e sonoridades mais clássicas.
.
Vencedor de inúmeros prémios, Corea juntou à sua vasta colecção um Grammy de melhor álbum de jazz instrumental, com The Ultimate Adventure, em 2006. Autor de standards como Spain, La Fiesta ou Windows, o norte-americano nunca parou de surpreender os amantes de jazz ao longo das últimas décadas, quer se apresentasse a solo, com o quarteto Circle – formado nos anos setenta com Dave Holland, Anthony Braxton e Barry Altschul – ou com a sua Chick Corea’s Elektric Band.

PRÓXIMA APRESENTAÇÃO > 21 OUT COLISEU DO PORTO 21H30

(fonte: CCB)

avaliação do Blog Action Day

Os resultados da primeira iniciativa Blog Action Day ultrapassaram todas as expectativas dos seus impul-sionadores.
Pessoalmente sinto-me satisfeita por ter participado e ser uma entre milhões a cuidar de um tema que me é muito querido: o Ambiente.
.
Aqui ficam alguns elementos de análise, segundo a organização:

«Measuring an initiative like Blog Action Day is difficult. In 2007 we asked bloggers to register their blogs and a rough count of RSS subscribers. It is worth remembering that RSS subscriber numbers are only one half of the readership of a blog. Many and in some cases all of a blog's readership will simply be visitors to the site. The real reach of Blog Action Day is far greater than the number below.

20,603 Blog Participated
23,327 Blog Posts (Google Blog Search)
14,631,038 RSS Readers»
.
A restante informação bem como comentários ao impacto deste empreendimento mundial podem ser consultados aqui. (liguem as colunas que o som é bom) :-)
Para o ano haverá um novo tema-desafio, certamente tão mundialmente mobilizador quanto este.

16 outubro 2007

Knojo!

A Ciência Indiscreta do Corpo Humano

Inauguração dia 18 de Outubro, às 11h00.

Recebi a newsletter do Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva, e passo a apresentá-la na sua totalidade. Convido à sua leitura, divertida e um com um toque de humor escatológico.
Vai ser um sucesso entre a criançada, certamente.

«Caro(a) amigo(a),
O que provoca o mau hálito? E o cheiro a suor? De onde vêm os barulhos estranhos que o estômago faz? E qual a composição dos "macacos" do nariz?
Knojo! A Ciência Indiscreta do Corpo Humano, a nova exposição interactiva do Pavilhão do Conhecimento, mostra as respostas que a ciência dá a estas perguntas e promete explicar tudo aquilo que é desagradável no nosso corpo. A inauguração vai ter lugar na próxima quinta-feira, dia 18 de Outubro, às 11h00, e contará com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, José Mariano Gago.

Como o dia é mesmo reservado a coisas nojentas, preparámos vários ateliês onde os mais atrevidos vão poder fabricar uma substância muito parecida com o seu próprio ranho e descobrir porque é que a digestão começa com cuspo.

Numa sessão particularmente desagradável de A Cozinha é um Laboratório, a química e a culinária vão juntar-se para fabricar uma terra comestível, servida em vasos e acompanhada de ovos de insectos e aracnídeos com sabor a groselha.

Convidámos uma equipa de médicos do Hospital D. Estefânia e em conjunto desenvolvemos os ateliês Fungadelas e Lavandaria de Mãos, nos quais os mais pequenos vão aprender a assoar-se e a lavar correctamente as mãos, através de uma coreografia. No ateliê Bombas Calóricas ficaremos a saber quantas viagens na Bicicleta Voadora do Pavilhão do Conhecimento seriam necessárias para queimar um apetitoso pão com chocolate.

Sabia que engole mais de um litro de muco por dia? E que o ranho evita que fiquemos doentes porque impede que as "porcarias" cheguem aos nossos pulmões? Espirros, mucos e alergias são a especialidade do professor Narigudo Sá Betudo, uma torneira em formato gigante que vai desvendar tudo o que se passa no interior do nosso nariz.

Na nova exposição do Pavilhão do Conhecimento as indiscrições do corpo humano não ficam por aqui. É também possível cheirar axilas, bocas, pés e ânus malcheirosos, ouvir arrotos bem sonoros e perceber porque é que eles acontecem, escutar o barulho que fazemos a deglutir, o bater do coração, o respirar e o estômago a roncar. Depois de tudo isto só faltava mesmo uma inesquecível máquina de gases intestinais, que nos elucidará sobre a razão do seu som mais grave ou agudo. As conversas sobre o corpo humano nunca mais serão as mesmas depois de visitar esta exposição.

Mais informações em http://www.pavconhecimento.pt/

Knojo! A Ciência Indiscreta do Corpo Humano tem legendas em Braille e informação adicional em Braille e ampliado.»
Have fun!

15 outubro 2007

Blog Action Day

15 de Outubro, dia de união para todos os blogues que queiram promover a protecção do Meio Ambiente. Cada um é convidado a escrever sobre o que entender, conforme a sua sensibilidade e interesses, desde que se enquadre no tema AMBIENTE. Respondendo ao desafio Blog Action Day, do aqui coloco uma definição, a partir de um trabalho de investigação que desenvolvi.
.
«1.1.2 – Conceito de Ambiente

Várias têm sido as definições avançadas por diferentes autores e organizações, assim, consideramos interessante apresentar, à partida, uma definição que reúne até à data consenso geral:

«Ambiente é o conjunto de sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações; dos factores económicos, sociais e culturais com efeito directo ou indirecto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade de vida do Homem». Lei de Bases do Ambiente (1987)

Desta definição resultam, de imediato, duas concepções sobre o Ambiente: o primeiro denominado "natural", a que estão associadas ideias de prevenção e de conservação, por exemplo: reservas de vida selvagem, jardins botânicos e centros rurais de observação; o segundo, oposto ao primeiro, conhecido como ambiente urbano, associado às representações do planeamento, da construção, de espaços verdes, de bairros degradados, de itinerários de interpretação urbana, ou de recuperação de bairros.

Actualmente, uma abordagem ao conceito de ambiente transcende os aspectos de prevenção, conservação, intervenção e planeamento, passando a incluir preocupações sobre os efeitos da globalização da economia na sustentabilidade dos recursos naturais (ao nível local e global) e, na dignidade da condição Humana, pelo combate à pobreza.

Na declaração de Joanesburgo (2002), Parágrafo 18, podemos ler: «o novo objectivo desta cimeira que se foca na indivisibilidade da dignidade humana e que deverá ser atingido mediante a tomada de decisões com metas a cumprir e parcerias a estabelecer de modo a acelerar o acesso a elementos básicos como água potável, saneamento, alojamento adequado, energia, cuidados médicos, comida, segurança e protecção da biodiversidade. Trabalharemos juntos no acesso a recursos financeiros
provenientes da abertura dos mercados, asseguraremos a capacidade de construção, usaremos as tecnologias modernas para assegurar o desenvolvimento e certificar-nos-emos da existência de tecnologias, recursos humanos, educação e instrução de modo a banirmos o subdesenvolvimento» (Schmidt, 2002, pp.35-36).»
(Guerreiro, A.A. (2002). "Concepções Ambientais de Crianças do Ensino Básico”,
Monografia, ISPA, Lisboa.)
.

13 outubro 2007

gestão cultural + cultura e criatividade

Estive presente no 1º Encontro de Gestão Cultural e Forum Cultura e Criatividade e tenho que dar os parabéns pela selecção de oradores apresentada. Apenas 3 ficaram aquém das minhas expectativas. Também não estiveram presentes José Mateus (porque estava prestes a ser avô, parabéns!) e os vereadores das C.M. de Matosinhos e Portimão.
.
No geral as apresentações foram muito vividas, pragmáticas, reflexo de uma verdadeira prática no terreno, sem cair em declarações de intenções ou discursos teóricos e herméticos. O período de perguntas e debate entre oradores e público também foi interessante e gerou algumas intervenções mais assertivas.
.
Aqui ficam algumas notícias colhidas da net, que cobrem algumas das intevenções:
Ana Fontoura Pires, João Isidoro, Amadeu Albergaria, Pedro Costa + Guta Moura Guedes + Carlos Coelho. Para desenvolver este último tema, aconselho a fazer umas leituras mais aprofundadas e bem explicadas no blog Industrias Culturais.

10 outubro 2007

em Berlim será assim:

Portugal e a Época dos Descobrimentos
.
Inaugura a 23 de Outubro no Deutsches Historisches Museum, em Berlim, a exposição sobre os feitos nacionais: o período das viagens portuguesas desde o início do Século XV até ao Século XVII. Informação detalhada aqui.
Espero que tenham montado um bom sistema de segurança e feito um bom seguro das peças expostas... cá por coisas... para prevenir outras estórias, de passado recente...

07 outubro 2007

vik muniz

É em Brooklyn, onde vive este artista/fotógrafo que gosta de brincar com açúcar, chocolate, diamantes, sangue cénico, manteiga de amendoim, caviar, folhas, terra... brinquedos. Grande é a lista de materiais de que se serve para reproduzir icones e retratos de gente famosa, com um toque de irreverência e ironia.
No seu portfolio constam fotos onde se vêem amontoados de sucatas que revelam imagens mitológicas feitas a partir de pintores clássicos como Caravaggio, além de imagens aéreas que fez em Minas Gerais — fotos de desenhos gigantes feitos em planaltos.
A sua obra já faz parte do acervo de museus como o Metropolitan Museum e o MoMA, em Nova York, o Getty Center de Los Angeles, a Tate Modern e o Victoria and Albert Museum, em Londres, e o MAM em São Paulo.

A partir de 16 de Outubro, no Museu da Etectricidade em Lisboa, teremos a oportunidade de ver a exposição "A Terra e a Gente".

05 outubro 2007

"metamorfoses" para se ver

Exposição de Fotografias de Eduardo Nery, fotografo/artista plástico.
.
Nascido em 1938, Eduardo Nery tem desenvolvido uma intensa actividade profissional nos domínios da pintura, desenho, colagem, gravura, tapeçaria, azulejaria, vitral, mosaico, design e fotografia. Nery notabilizou-se sobretudo pela realização de pinturas murais, painéis de azulejo, vitrais, uma cúpula e outras obras em mosaico, relevos murais, grades metálicas, desenhos para pavimentos em grandes espaços urbanos e em edifícios.
.
Galeria: Arte Contempo
Rua dos Navegantes, 46 A - Tel.: 213958006
de 20-09-2007 a 20-10-2007
5ª-Sab: 14h30-19h30
Entrada Livre

arte

"Arte é a confissão de que a vida não basta"
Fernando Pessoa

sou 6% mais eléctrica... pois!

04 outubro 2007

uma parábola indiana

«Uma vez um homem enquanto viajava entrou acidentalmente no paraíso. Na perspectiva indiana de paraíso, existem árvores-dos-desejos. Nós simplesmente sentamos debaixo delas, pedimos um desejo e imediatamente o desejo torna-se realidade - não há intervalo entre o desejo e sua realização.
.
O homem estava cansado e adormeceu à sombra da árvore-dos-desejos. Quando despertou, estava com muita fome, então disse: "Estou com tanta fome, desejaria poder conseguir alguma comida de algum lugar". E imediatamente apareceu comida, vinda do nada, simplesmente uma deliciosa comida flutuando no ar.
.
Ele estava tão faminto que não prestou atenção de onde a comida viera (quando se está com fome, não se é filósofo!). Começou a comer imediatamente, a comida era deliciosa... Depois, a fome tendo desaparecido, o homem olhou à sua volta... Agora estava satisfeito.
.
Outro pensamento surgiu na sua mente: "Se ao menos pudesse conseguir algo para beber..." E como não há proibições no paraíso, imediatamente apareceu um excelente vinho. Bebendo o vinho descontraidamente aproveitando a brisa fresca do paraíso, sob a sombra da árvore, começou a pensar: "O que está a acontecer? O que se passa? Estarei a sonhar ou existem espíritos em meu redor que estão fazendo truques comigo?"... E espíritos apareceram. E eram ferozes, horríveis, hediondos.
.
O homem começou a tremer e um pensamento surgiu na sua mente: "Agora vou ser assassinado, com certeza...!!"
E ele foi assassinado.»


(A nossa mente é a árvore-dos-desejos - o que pensamos, mais cedo ou mais tarde, realiza-se...)

03 outubro 2007

e se a sua vida fosse um filme?


... a minha seria ... Moulin Rouge! Oh-lá-lá!


Enviaram-me por e-mail este pequeno teste. Façam-no e divirtam-se!


Já agora, deixem um comentário com o vosso resultado.


Eu já fiz a minha parte. Quid pro quo!

02 outubro 2007

lição zen

Certo dia, um Samurai, que era um guerreiro muito orgulhoso, veio ver um Mestre Zen.
Embora fosse muito famoso, ao olhar o Mestre, a sua beleza e o encanto daquele momento, o samurai sentiu-se repentinamente inferior.
Então perguntou ao Mestre:
- "Por que me estou a sentir inferior? Apenas um momento atrás, tudo estava bem. Quando aqui entrei, subitamente senti-me inferior e jamais me senti assim antes. Encarei a morte muitas vezes, mas nunca experimentei medo algum. Por que me estou a sentir assustado agora?"
O Mestre respondeu:
- "Espere. Quando todos tiverem partido, responderei."
.
Durante todo o dia, pessoas chegavam para ver o Mestre e o samurai estava a ficar mais e mais cansado de esperar. Ao anoitecer, quando o quarto estava vazio, o samurai tornou a perguntar:
- "Agora pode responder-me porque me sinto inferior?"
O Mestre levou-o para fora. Era uma noite de lua cheia e a lua estava justamente surgindo no horizonte. E disse:
- "Olhe para estas duas árvores: a árvore alta e a árvore pequena ao seu lado. Ambas estiveram juntas ao lado da minha janela, todos estes anos e nunca houve problema algum. A árvore menor jamais disse à maior: "Por que me sinto inferior diante de ti?" Esta árvore é pequena e aquela é grande - este é um facto e nunca ouvi sussurro algum sobre isso."
O samurai então argumentou:
- "Isto dá-se porque elas não se podem comparar."
.
E o Mestre replicou:
- "Então não precisa perguntar-me. Você sabe a resposta. Quando você não compara, toda a inferioridade e superioridade desaparecem. Você é o que é e simplesmente existe. Um pequeno arbusto ou uma grande e alta árvore, não importa, você é você mesmo. Uma folhinha da relva é tão necessária quanto a maior das estrelas. O canto de um pássaro é tão necessário quanto qualquer Buda, pois o mundo será menos rico se este canto desaparecer. Olhe simplesmente à sua volta. Tudo é necessário e tudo se encaixa. É uma unidade orgânica: ninguém é mais alto ou mais baixo, ninguém é superior ou inferior. Cada um é incomparavelmente único. Você é necessário e basta. Na natureza, o tamanho não importa.Tudo é expressão igual de vida."

01 outubro 2007

bolonha - feira do livro infantil

Já tem data marcada:Illustrators Exhibitions: Deadline for application is approaching!

Professional illustrators and newcomers are invited to join the selection by submitting 5 original illustrations (unpublished works or works published in the last two years). Also art colleges and schools can present the most innovative and interesting projects produced by their students in the last two years of study. And, of course, Publishers may send the works of their team of illustrators.
.
Artworks must be received by 19th October 2007!
Forms and regulations are available online.