31 agosto 2007

olissipo, lisboa, lisbela

Lisboa Panoramas, é este o título do livro onde Nuno Cardal e Pedro Dias reúnem mais de 50 belíssimas fotografias panorâmicas de Lisboa. Editado pela Quimera.
.
Segundo Sarah Adamopoulos, que assina o prefácio "Lisboa, a segunda mais antiga cidade da União Europeia (seguindo-se a Atenas), é hoje um dos mais procurados destinos turísticos europeus. Et pour cause. As fotografias de Nuno Cardal e Pedro Dias demonstram o caractér universalista de Lisboa, uma cidade aberta sobre o mundo, despudoradamente abraçando novos paradigmas e utopias"... obrigada Sarah A., pelas simpáticas palavras... mas quem por cá vive sabe o quanto Lisboa tem sido maltratada e neglicenciada.
.
É triste que uma cidade que tem o potencial para ser um museu de arquitectura, de várias épocas e latitudes, esteja a ser vítima de uma guerra invisível, que destroi tanto quanto as reais. Que, tal como numa guerra real, retira a qualidade de vida aos seus utentes.
Porque é que, para nos deslocarmos de um ponto (bonito) da cidade a outro (também bonito), tenhamos que nos cruzar com áreas tão degradadas/decadentes quer do ponto de vista da conservação dos edifícios e bairros, quer da inexistência de urbanismo e paisagísmo? Sinto pena, revolta, vergonha... por vezes medo também.
Porque é que a maioria destas áreas se encontram nas várias "portas de entrada" da cidade?
.
Nós que por cá circulamos, anestesiados pela rotina, protejemo-nos de encarar a fealdade, usamos da mesma cegueira que atinge os casais que já não se amam e que já não se olham... mas quem nos visita, vem com vontade de ver, conhecer e amar...
.
Desejo que Lisboa volte a ser (re)vista e amada por todos, por mérito próprio, reconquistado!

30 agosto 2007

creme de la creme, dos ares

Vai ser este fim de semana e eu vou lá estar, apesar dos compromissos familiares inerentes a um baptizado... estou a referir-me ao Red Bull Air Race.
Bou lá ber, bou! Infelizmente a assistir, porque o bom e o que gosto mesmo é de voar!
.
Tenho acompanhado a classificativa de Budapeste (ai bela Budapeste!) e parece-me que as condições do vale do rio Douro tornarão a prova mais difícil para os concorrentes e mais espectacular para a assistência. A organização estima reunir entre 400 a 600 mil pessoas... vamos lá ver como é que esta massa humana se vai comportar.
.
Espero que para o ano, Lisboa seja a anfitriã desta competição/espectáculo de perícia de aviação. Aqui fica o repto a quem de direito...

25 agosto 2007

tela com 4 kms !!!

Tentar bater o record mundial da maior tela em extenção. Esse é o desafio que a autarquia da Amadora lança à população, para o próximo dia 15 de Setembro (sábado), entre as 8H00 e as 20H00, no antigo quartel dos Comandos da Amadora. .
.
A notícia divulgada não indica qual a altura da referida tela nem a utilização posterior que virá a fazer-se com ela. Será guardada (em que condições?), exposta (onde, como, que tal numa ETAR?), reintegrada numa instalação artística (por quem?), recortada (espero que não), leiloada (quais as entidades beneficiadas?).
.
Tendo a Água como tema e a sensibilização para a sua poupança, quero acreditar que todo este (grande) investimento logístico será capitalizado em bens ou serviços, que permitam um retorno para a sociedade. Não se ficando apenas como mais um acontecimento mediático efémero, que se esgota com a obtenção de uma quantificação record e que deixa um rasto de desperdício material (trinchas, etc).
Eu tenciono ir, ver, participar e acompanhar o desfecho.

o amor...

«O amor é uma tentativa de penetrar no íntimo de outro ser humano, mas só pode ter sucesso se a rendição for mútua» Octávio Paz
.
.
«O amor não consiste em olhar um para o outro, mas em olhar juntos na mesma direcção» Antoine de Saint-Exupéry
.
.
«O amor nunca morre de morte natural. Finda porque não sabemos reabastecer a sua nascente; extingue-se de cegueira, de erros e traições. Finda-se de doença e de feridas; apaga-se de cansaço, de sequidão de embaciamento» Anaïs Nin

22 agosto 2007

eden revisited?

Na boa tradição inglesa de cultivar jardins e depois "expô-los" à visita pública (o que não deixa de ser uma forma inteligente de os conservar e financiar...) este casal inglês decidiu ir mais além e propõe que, em datas definidas, os seus visitantes possam usufruir de uma experiência verdadeiramente naturista. Ou seja, possam sentir a natureza directamente na sua pele. Esta iniciativa está a ser um successo em Wiltshire - notícia aqui.
.
E não me ocorre música melhor para acompanhar esta vivência do que esta!

21 agosto 2007

pó de estrelas

"Somos todos filhos do mesmo pó de estrelas"...
... assim falou São Francisco de Assis, (um pioneiro da ecologia, iluminado e avançado para a sua época), agora a ciência confirma a afirmação. Aqui faço a transcrição do post do blog Conversas do Bruno.
.
«Poeira espacial tem potencial para gerar vida
Um estudo científico publicado no New Journal of Physics revela que é possível criar vida a partir de poeira espacial. No press-release oficial da investigação pode ler-se que a poeira espacial, quando inserida em plasma e sujeita a corrente elétrica, pode comportar-se como ADN, criando estruturas elípticas que se multiplicam, atraem e alteram as cadeias próximas. Este comportamento foi demonstrado por V.N. Tsytovich, da Russian Academy of Science e por vários colegas seus. As condições para replicar estes comportamentos, de acordo com Tsytovich, são comuns no espaço. Como crente em vida extra-terrestre (aqui, crente não tem nada a ver com religião), esta notícia é uma boa nova para mim e mais uma arma para ajudar a "converter" os "infiéis".
.
Já agora, para intensificar esta vivência, aqui fica este bom som dos AIR (Moon Safari)

aos meus VIP's


Os meus pais!
Aqui fica a homenagem de uma filha agradecida e babada.

«Sê Amiga do teu Amigo, os outros não interessam (não te merecem)»
(Délio Guerreiro, Fev. 1978)

programa de apoio complementar na área da edição - 2007

Com o objectivo de promover a publicação de obras que contribuam para a investigação, o estudo e a reflexão crítica nos domínios da criação artística, a Direcção-Geral das Artes abriu, no dia 20 de Julho, o Programa de Apoio Complementar na área da edição - 2007.
.
Podem candidatar-se a este programa projectos de edição em diversos suportes (papel, electrónico ou outros) nas áreas da Arquitectura, Artes Plásticas incluindo Fotografia, Dança, Design, Música, Teatro e Transdisciplinaridade.
As propostas deverão ser apresentadas até 15 de Setembro.
Toda a informação aqui.

19 agosto 2007

kartes.pt (guia nacional de eventos)

Kartes.pt -é uma agenda on-line que disponibiliza informação actualizada de eventos nas áreas da música, teatro, dança, cinema, vídeo e multimédia, artes plásticas, e sobre exposições, formação, conferências, prémios e concursos. Uma iniciativa da Plataforma.
Notícia completa aqui.

18 agosto 2007

jane eyre

Esta tarde, enquanto pesquisava músicas de Pat Metheny no YouTube, eis que encontro este clip de uma adaptação feita para o cinema de "Jane Eyre", com música de Pat Metheny e Astor Piazzola. A sonoridade é mais característica de Astor que de Pat mas o conjunto transmite em música aquilo que se sente ao ler este livro e, aqui, reside a segunda sensação do encontro desta tarde: a lembrança da época e da idade com que o li.
.
Tinha 11 anos, estava em Portugal há poucos meses, tinha acabado a série na TV (ainda a preto e branco) e eu, que tinha gostado tanto da história, queria que ela continuásse. Foi quando descobri que o livro existia nas estantes, em casa da minha madrinha, com quem eu vivia. E durante toda a leitura construi cenários mentais com os rostos, o peso e a força dos personagens, os tons castanhos dos ambientes, o sofrimento das emoções reprimidas, a teimosa recordação amorosa de quem está longe e, principalmente, a esperança desesperada no contacto telepático com quem se ama...
.
Hoje... descubro este clip e foi como assistir às minhas memórias... a música foi o elemento surpresa e combina.
Esta novela sensibilizou e influenciou-me uma área da minha personalidade, já tendencialmente romantica... ainda hoje tenho alguns pensamentos de Jane e lembro-me dela e das cenas descritas por Charlotte Brontë... enfim.

convocatória internacional de artistas

Uma plataforma entre artistas, empresas e Centros de investigação do País Basco lança uma convocatória a artistas para realizarem projectos de investigação em nove empresas e centros tecnológicos do País Basco, Espanha.
Toda a notícia aqui.

16 agosto 2007

cantaloop...

... simplesmente BOM, seja em que versão for... dá para todos os estados e disposições.

Herbie Hancock - Cantaloop Island
Cool ou funky, sabe sempre bem ouvir e sentir.


US 3 - Cantaloop

15 agosto 2007

provérbios orientais

... encontrados num "passeio" à toa, pela net.

55. "Os sábios não dizem o que sabem, os tolos não sabem o que dizem"
56. "O homem comum fala, o sábio escuta, o tolo discute"
57. "Um coração alegre faz tanto bem quanto os remédios!"
58. "Para que nasçam virtudes é necessário semear recompensas."


in: http://www.otimismoemrede.com/proverbiosc.html

14 agosto 2007

sail away...


"O Mundo é um livro e aqueles que não viajam lêem apenas uma página."
Santo Agostinho

11 agosto 2007

em-tarde-seres

Pelas poesias, histórias e contos que contemplam o crespúsculo como um momento especial, mágico, místico...
em que o dia já não é dia, e a noite ainda não é noite, nesta luz de feitiço dourado, que ilumina a sensibilidade,
unem-se lembranças e esperanças e delas nascem-nos os sonhos.